Olhe à sua volta – por menos olhos grudados em telas

Tem se falado bastante ultimamente sobre o vício crescente em tecnologia, principalmente o fato de passarmos o dia inteiro com os olhos na tela do celular ou do computador, o que essa mania vem causando na nossa vida e o que estamos perdendo com ela.

Boa parte das pessoas trabalha oito horas por dia em frente ao computador. Na teoria, é  1/3 do nosso dia que passamos imersos no mundo virtual. Se fosse somente isso na prática, estaria ótimo. Mas, na verdade, estamos conectados por muito mais tempo. Aposto que você perde pelo menos metade da sua hora de almoço olhando o Instagram, independente se almoça sozinho ou acompanhado. E vai dizer que você não aproveita o caminho pra casa para dar uma olhada no Facebook? Quem nunca tropeçou ou esbarrou em alguém porque estava olhando o celular e andando ao mesmo tempo? E sei muito bem que você não dorme sem dar uma última olhada nas redes sociais e quando acorda a primeira coisa que faz é checar se recebeu alguma notificação.



Antes do surgimento das redes sociais e equipamentos móveis, nós prestávamos atenção nos caminhos, observávamos as pessoas e víamos tudo que havia à nossa volta. Descobríamos coisas reais e conversávamos usando a voz. Tínhamos mais noção de tempo e espaço. Hoje estamos imersos em um mundo que, apesar de não podermos tocar, tudo o que fazemos é levando-o em conta. Não acredita? Então pense: você teria coragem de deletar sua conta no Instagram? Por que você precisa publicar fotos do que come, onde está, o que está lendo, fazendo, assistindo ao invés de somente viver o momento? Quando você vai a um lugar diferente, por que faz tanta questão de dar check in no Foursquare? O que você faria no seu tempo livre se não existisse internet?

Nós não sabemos mais viver sem ela. Adquirimos essa necessidade de mostrar tudo para os outros e resumir a felicidade a curtirs, notificações, seguidores e comentários. Se não mostramos o quão incrível é o que estamos fazendo, a experiência não é completa. Se ficamos muito tempo (= um dia) sem olhar a timeline e perdemos o post de alguém falando sobre a própria vida, estamos desatualizados sobre o mundo.

2860b544

As redes sociais e a tecnologia não são vilãs, o que as torna boas ou ruins é o uso que você faz. O perigo começa quando você, sem perceber, passa a viver para ter o que mostrar aos outros e mede o seu nível de felicidade pela repercussão que seus posts têm no meio virtual.

Que tal fazer um teste? Tente passar um dia inteiro sem olhar o Facebook. Dá desespero só de imaginar, não é? E ir a um restaurante incrível e famoso sem dar check in, você consegue? Você acha que aguentaria fazer uma viagem de férias e não postar nenhuma foto no Instagram enquanto estivesse lá, deixar para publicar somente quando chegasse em casa?

Se pensar sobre isso faz você se desesperar ao perceber que não é mais capaz de separar sua vida real da virtual, não precisa deletar todas as suas contas e jogar seus aparelhos pela janela do décimo andar. Comece a fazer pequenos testes e mudanças, diminua em uma hora todos os dias o tempo que você passa na internet e vá caminhar, ler um livro ou conversar com alguém, mesmo que por telefone. Esqueça o celular quando estiver no bar, na balada ou no cinema. Faça uma limpeza nos seus perfis e deixe só as pessoas e páginas que você realmente faz questão de acompanhar. Desgrude os olhos da tela e aos poucos você perceberá que o mundo tem muito mais para oferecer do que somente o que cabe em algumas polegadas.

4ddc0dda772c8bc08292e9ed04f39273
desassossegada.com.br/